A história da região está profundamente ligada a história do Brasil, afinal foi `as margens do Ribeirão Ipiranga que Dom Pedro I, proclamou a independência do país. Era região de deslocamento entre a capital e o litoral paulista, passagem obrigatória para quem vinha da área central para a Serra do Mar e Baixada Santista.
O nome Ipiranga significa, em tupi-guarani "rio vermelho", em homenagem ao córrego de águas barrentas que corta o bairro.
Em 1904, foram inauguradas no bairro, as linhas percorridas por bondes movidos a tração elétrica: a linha "Ipiranga" e a linha "Fábrica" ofereceram serviços para a população até 1967. Para esses bondes vencerem o limite entre o Cambuci e o Ipiranga, foi necessária o aterramento de uma região pantanosa.
A Vila Monumento nasceu neste caminho dos bondes, entre os bairros do Ipiranga e Cambuci. Era conhecida como "a barroca", "os morros", "o brejo seco", "o caminhos dos bandeirantes", por causa de suas ruas de terra vermelha, neblina e barro.
Esta Vila é limitada pela Avenida Dom Pedro I, que contaremos um pouco de sua história com a contribuição, em entrevista de um morador antigo do bairro.
Odair Costa, nasceu em 1934 em Santos, e mudou-se para o bairro em 1947, onde morou num sobrado na Avenida Dom Pedro I.
Kommentarer